Dia mundial do rim 2016 – RIEN Nefrologia

18 de março de 2016

Em comemoração ao Dia Mundial do Rim, comemorado no dia 10 de março, a Rien Nefrologia Filial Santo Amaro, abriu suas portas para a comunidade no último dia 15 de março promovendo trabalho de conscientização sobre a prevenção da doença renal. Foram abordados temas importantes por nossos profissionais para todos os presentes que além dos nossos pacientes, seus familiares e colaboradores, contou também com morados da região.

Drº Henrique Novo, médico nefrologista da instituição discutiu o tema: ‘A Importância da prevenção da doença renal ainda na infância’, e Deise Lima, nutricionista da Rien abordou a ‘Importância da prevenção da doença renal através da alimentação’.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia, a doença renal crônica em crianças é relativamente rara, porém quando ocorre, traz consequências devastadoras para as crianças acometidas e o tratamento dessa condição de alta complexidade é difícil, caro e trabalhoso. Particularmente em crianças, a DRC está associada a consequências graves para o crescimento o desenvolvimento dos pacientes e representa redução significativa na esperança de vida ao nascer.

Sônia Pires, a frente da assistência social da unidade desde 2011, avalia essa iniciativa de conscientização como fundamental importância 

“Damos condições de percepção da doença e de hábitos saudáveis através de uma alimentação sadia, tendo em vista que a prevenção é a melhor forma de evitar a doença”

Sônia
.

Março também foi dia de Segurança do Paciente. “Importante fator de qualidade na assistência em saúde”, afirma Drª Angela Sutter, Coordenadora Médica da Unidade Santo Amaro. O Núcleo de Segurança promoveu nos dias 8 e 11 desse mês, palestras sobre a importância da notificação de eventos adversos para todos seus membros.